É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal.
A Associação Business Roundtable Portugal é representada por uma Direção de nove membros, compreendendo um presidente, dois vice-presidentes e seis vogais, eleitos de forma rotativa entre os líderes das empresas associadas. Com mandatos de três anos, cabe à Direção supervisionar e impulsionar o funcionamento da Associação, incluindo a definição de prioridades, constituição dos Grupos de Trabalho e suas incumbências, bem como propor à Assembleia Geral o plano de atividades e respetivo orçamento.
Carlos Moreira da Silva é o CEO e fundador da Teak Capital, veículo de investimentos que desde 1997 tem estado envolvido em mais de 40 transações nos sectores industriais, financeiro, Private Equity, Venture Capital, educação e saúde. Foi Presidente da BA Glass e acumula mais de 20 anos de experiência enquanto CEO e administrador em grandes empresas em Portugal e Espanha, incluindo a EDP, o Banco BPI, empresas do Grupo Sonae. Faz parte do Conselho de Administração da Fundação Serralves e é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto, tendo também um Doutoramento em Gestão Industrial pela Universidade de Warwick (Reino Unido).
Nuno Amado é atualmente Chairman do Millennium bcp, depois de ter assumido a liderança executiva do banco em 2012. Numa carreira quase toda ligada à Banca, Nuno Amado foi líder do Banco Santander em Portugal, banco onde esteve 15 anos, tendo antes passado pelo CitiBank Portugal, o BFB e o Deutsche Bank Portugal. Começou a sua carreira na área de auditoria, na KPMG. Nuno Amado é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Cláudia Azevedo é CEO da Sonae SGPS, uma multinacional de origem portuguesa que gere um portefólio diversificado de negócios nas áreas de retalho, telecomunicações, centros comerciais, gestão de investimentos e serviços financeiros. Cláudia Azevedo está no grupo Sonae desde 1994, tendo desempenhado diversos cargos, em empresas de distintos setores de atividade. Entre 2000 e 2019 liderou a Sonae IM que, desde 2013, acumulou com a liderança da Sonae Capital, até assumir o cargo na Sonae SGPS em 2019. É licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e detém um MBA pelo INSEAD, tendo frequentado diversos cursos de gestão nas universidades de Harvard e Stanford.
Jorge de Melo é atualmente Presidente do Conselho de Administração da Sovena Group SGPS, S.A. e CEO da empresa. A Sovena, do Grupo Nutrinveste, no qual Jorge de Melo também é membro do Conselho de Administração, é uma das empresas mais importantes do mundo em gorduras alimentares, com marcas líderes de mercado, como Oliveira da Serra, Fula e Andorinha. Ingressou na Sovena em 2005, depois de passar por várias empresas ligadas ao FMCG e consultoria. Possui graduação em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e realizou pós-graduações na área de gestão de empresas na Universidade Católica, na Harvard Business School e Kellogg Northwestern University.
João Bento é CEO dos CTT desde 2019. Desenvolveu os primeiros 20 anos de atividade profissional na academia tendo suspendido o seu contrato de Professor Catedrático do IST em 2002. Desde então, desempenhou funções como gestor em diversos sectores. Foi CEO do Grupo Manuel Champalimaud e da Efacec, administrador executivo da Brisa e do Grupo José de Mello e não-executivo da EDP, da CCR (Brasil), da Fundação CCB e do IBTTA (USA). Foi Presidente da COTEC Portugal, da Associação Europeia de Auto-Estradas com Portagem e da Academia de Engenharia. É licenciado e Mestre em Engª de Estruturas pelo IST, doutorado pelo Imperial College, Londres e Agregado em Sistemas Inteligentes também pelo Técnico. Completou com certificação o International Directors Programme do INSEAD.
João Ortigão Costa é o CEO do Sugal Group, multinacional agroindustrial de vocação exportadora, dedicada à produção de concentrado e outros derivados de tomate, sendo uma das referências mundiais no seu setor. Iniciou a sua carreira no Grupo Tivoli e ingressou na Sugal em 1997, da qual se tornou CEO em 2001. João Ortigão Costa é licenciado em Gestão Hoteleira e mestrado em gestão pela Universidade de Lausanne, tendo frequentado diversos cursos de gestão avançada no IMD, na Kellog School of Management e na CLSBE. Recentemente, completou o curso de três anos OPM na Harvard Business School.
É Presidente Executiva e Chairman da Altice Portugal, e Chairman da Altice Dominicana. De 2018 a março de 2022 desempenhou funções como CEO na Altice Dominicana. Entre 2016 e 2018, desempenhou funções de Chief Audit Executive do Grupo Altice na Suíça, supervisionando as operações em França, EUA, Israel, Portugal e República Dominicana. Conta com 20 anos de experiência profissional no setor das telecomunicações desde que integrou o Grupo PT em 2003, onde desempenhou funções nas áreas de auditoria, consultoria operacional e transformação organizacional, tendo liderado equipas e projetos em várias geografias. É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e possui MBA pela Universidade Católica e Nova Business School (Lisbon MBA).
Ricardo Pires é CEO do Grupo Semapa, holding de investimento familiar que detém participações em empresas como a The Navigator Company, Secil, ETSA, Triangles e UTIS, para além da Semapa Next, veículo de investimento em venture capital. Para além de ser CEO, Ricardo Pires é Chairman de várias companhias do Grupo Semapa. Está no Grupo Semapa desde 2008, assumindo funções de CEO em 2022 sendo que anteriormente desenvolveu carreira na banca de investimento e consultoria. Detém uma licenciatura em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e um MBA pela Universidade Nova de Lisboa.
Vasco de Mello é atualmente presidente do Conselho de Administração da José de Mello, holding familiar portuguesa com participações relevantes em empresas como a Brisa, CUF, ATM, Bondalti, José de Mello Residências e Serviços, Efacec e Ravasqueira. Além da presidência do Grupo, é presidente do Conselho de Administração da Brisa e presidente da Direção da Fundação Amélia da Siva de Mello. Vasco de Mello detém um Bachelor of Science em gestão de empresas pelo American College of Switzerland.