É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal.
Lisboa, 07 de maio de 2024 – Os 43 Associados que constituem a Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) acabam de eleger os novos órgãos sociais para o mandato 2024-2027. Carlos Moreira da Silva, representante da BA Glass e CEO e fundador da Teak Capital, é o novo Presidente da Direção, com Cláudia Azevedo, CEO da Sonae SGPS, e Nuno Amado, Presidente do Millennium bcp, a assumirem a vice-presidência.
Sucessor de Vasco de Mello, que liderou a Associação desde a sua criação, em 2021, e que se mantém na Direção enquanto Vogal, Carlos Moreira da Silva prosseguirá os esforços do BRP para acelerar o crescimento económico e social de Portugal, de forma a garantir um futuro mais próspero, justo e sustentável, a todos os portugueses.
“É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal. Somos 43 líderes e empresas de ação, dispostos a dar o exemplo, a emprestar as nossas equipas e recursos, e a liderar a mudança e a transformação que depende de nós, empresas, mas também a sermos mais exigentes com os restantes stakeholders para que se cumpra a ambição que temos para Portugal. Acreditamos que Portugal pode e deve ser melhor”, afirma Carlos Moreira da Silva, Presidente da Associação BRP.
Constituída por 9 elementos, a nova Direção conta com mais seis líderes empresariais: Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, João Bento, CEO dos CTT, João Ortigão Costa, CEO da Sugal, Jorge de Melo, CEO da Sovena, Ricardo Pires, CEO da Semapa, e Vasco de Mello, Presidente da José de Mello, que transita da Direção anterior. Os novos órgãos sociais entraram de imediato em funções.
Por sua vez, o Conselho consultivo passa a integrar 5 elementos. João Castello Branco, que foi, até final de 2021, membro da primeira Direção da Associação BRP, estando atualmente dedicado a atividades empresariais e não executivas, foi nomeado Presidente. Foram ainda eleitos Joana Rocha Scaff, Managing Director e Head of Europe Private Equity e membro de várias comissões de investimento na Neuberger Berman, Ricardo Reis, professor de Economia na London School of Economics, Sandra Santos, administradora da BA Glass e da Navigator, e membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, tendo integrado a Direção do BRP no seu primeiro mandato e, ainda, Sérgio Rebelo, Professor de Finanças Internacionais MUFG Bank na Kellogg School of Management.
Foram também eleitos os membros da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, com Nuno Galvão Teles, sócio da MLGT, e António Brochado Correia, da PWC, a manterem a presidência, respetivamente.
Criada em 2021, a Associação BRP é uma organização de líderes empresariais, independente e apartidária, com o propósito de acelerar o crescimento económico e social de Portugal para garantir um país mais justo, próspero e sustentável. É composta por 43 líderes das maiores empresas e grupos empresariais com atividade relevante em Portugal, de diferentes setores, geografias e fases de desenvolvimento.
Em conjunto, representavam em 2022, receitas globais de 124 mil milhões de euros, 65 mil milhões a nível nacional, empregavam 424 mil pessoas dos quais 218 mil em Portugal, os quais receberam em média um salário duas vezes superior à média do setor privado português, e investiram mais de 10 mil milhões de euros.
CONSTITUIÇÃO DOS ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS
Mesa da Assembleia Geral
Nuno Galvão Teles (MLGT) - Presidente
Maria Lobo Xavier (MLGT) - Secretária
Conselho Fiscal
António Joaquim Brochado Correia (PWC) - Presidente
Hugo Miguel Patrício Dias (PWC) - Vogal
Cristina Alexandra Nobre Santos Cabral Ribeiro (PWC) - Vogal
Direção
Carlos Moreira da Silva (BA Glass) – Presidente
Cláudia Azevedo (Sonae SGPS) – Vice-presidente
Nuno Amado (Millennium bcp) - Vice-presidente
Vasco de Mello (José de Mello)
Ana Figueiredo (Altice Portugal)
João Bento (CTT)
João Ortigão Costa (Sugal)
Jorge de Melo (Sovena)
Ricardo Pires (Semapa)
Conselho Consultivo
João Castello Branco – Presidente
Joana Rocha Scaff
Ricardo Reis
Sandra Santos
Sérgio Rebelo
NOTAS BIOGRÁFICAS DOS ELEMENTOS DA DIREÇÃO
Carlos Moreira da Silva – Presidente
Carlos Moreira da Silva é o CEO e fundador da Teak Capital, veículo de investimentos que desde 1997 tem estado envolvido em mais de 40 transações nos sectores industriais, financeiro, Private Equity, Venture Capital, educação e saúde. Foi Presidente da BA Glass e acumula mais de 20 anos de experiência enquanto CEO e administrador em grandes empresas em Portugal e Espanha, incluindo a EDP, o Banco BPI, empresas do Grupo Sonae. Faz parte do Conselho de Administração da Fundação Serralves e é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto, tendo também um Doutoramento em Gestão Industrial pela Universidade de Warwick (Reino Unido).
Cláudia Azevedo – Vice-presidente
Cláudia Azevedo é CEO da Sonae SGPS, uma multinacional de origem portuguesa que gere um portefólio diversificado de negócios nas áreas de retalho, telecomunicações, centros comerciais, gestão de investimentos e serviços financeiros. Cláudia Azevedo está no grupo Sonae desde 1994, tendo desempenhado diversos cargos, em empresas de distintos setores de atividade. Entre 2000 e 2019 liderou a Sonae IM que, desde 2013, acumulou com a liderança da Sonae Capital, até assumir o cargo na Sonae SGPS em 2019. É licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e detém um MBA pelo INSEAD, tendo frequentado diversos cursos de gestão nas universidades de Harvard e Stanford.
Nuno Amado – Vice-presidente
Nuno Amado é atualmente Chairman do Millennium bcp, depois de ter assumido a liderança executiva do banco em 2012. Numa carreira quase toda ligada à Banca, Nuno Amado foi líder do Banco Santander em Portugal, banco onde esteve 15 anos, tendo antes passado pelo CitiBank Portugal, o BFB e o Deutsche Bank Portugal. Começou a sua carreira na área de auditoria, na KPMG. Nuno Amado é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Vasco de Mello
Vasco de Mello é atualmente presidente do Conselho de Administração da José de Mello, holding familiar portuguesa com participações relevantes em empresas como a Brisa, CUF, Bondalti, José de Mello Residências e Serviços, Efacec e Ravasqueira. Além da presidência do Grupo, é presidente do Conselho de Administração da Brisa e presidente da Direção da Fundação Amélia da Siva de Mello. Vasco de Mello detém um Bachelor of Science em gestão de empresas pelo American College of Switzerland.
Ana Figueiredo
É Presidente Executiva e Chairman da Altice Portugal, e Chairman da Altice Dominicana. De 2018 a março de 2022 desempenhou funções como CEO na Altice Dominicana. Entre 2016 e 2018, desempenhou funções de Chief Audit Executive do Grupo Altice na Suíça, supervisionando as operações em França, EUA, Israel, Portugal e República Dominicana. Conta com 20 anos de experiência profissional no setor das telecomunicações desde que integrou o Grupo PT em 2003, onde desempenhou funções nas áreas de auditoria, consultoria operacional e transformação organizacional, tendo liderado equipas e projetos em várias geografias. É licenciada em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e possui MBA pela Universidade Católica e Nova Business School (Lisbon MBA).
João Bento
João Bento é CEO dos CTT desde 2019. Desenvolveu os primeiros 20 anos de atividade profissional na academia tendo suspendido o seu contrato de Professor Catedrático do IST em 2002. Desde então, desempenhou funções como gestor em diversos sectores. Foi CEO do Grupo Manuel Champalimaud e da Efacec, administrador executivo da Brisa e do Grupo José de Mello e não-executivo da EDP, da CCR (Brasil), da Fundação CCB e do IBTTA (USA). Foi Presidente da COTEC Portugal, da Associação Europeia de Auto-Estradas com Portagem e da Academia de Engenharia. É licenciado e Mestre em Engª de Estruturas pelo IST, doutorado pelo Imperial College, Londres e Agregado em Sistemas Inteligentes também pelo Técnico. Completou com certificação o International Directors Programme do INSEAD.
João Ortigão Costa
João Ortigão Costa é o CEO do Sugal Group, multinacional agroindustrial de vocação exportadora, dedicada à produção de concentrado e outros derivados de tomate, sendo uma das referências mundiais no seu setor. Iniciou a sua carreira no Grupo Tivoli e ingressou na Sugal em 1997, da qual se tornou CEO em 2001. João Ortigão Costa é licenciado em Gestão Hoteleira e mestrado em gestão pela Universidade de Lausanne, tendo frequentado diversos cursos de gestão avançada no IMD, na Kellog School of Management e na CLSBE. Recentemente, completou o curso de três anos OPM na Harvard Business School.
Jorge de Melo
Jorge de Melo é atualmente Presidente do Conselho de Administração da Sovena Group SGPS, S.A. e CEO da empresa. A Sovena, do Grupo Nutrinveste, no qual Jorge de Melo também é membro do Conselho de Administração, é uma das empresas mais importantes do mundo em gorduras alimentares, com marcas líderes de mercado, como Oliveira da Serra, Fula e Andorinha. Ingressou na Sovena em 2005, depois de passar por várias empresas ligadas ao FMCG e consultoria. Possui graduação em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e realizou pós-graduações na área de gestão de empresas na Universidade Católica, na Harvard Business School e Kellogg Northwestern University.
Ricardo Pires
Ricardo Pires é CEO do Grupo Semapa, holding de investimento familiar que detém participações em empresas como a The Navigator Company, Secil, ETSA, Triangles e UTIS, para além da Semapa Next, veículo de investimento em venture capital. Para além de ser CEO, Ricardo Pires é Chairman de várias companhias do Grupo Semapa. Está no Grupo Semapa desde 2008, assumindo funções de CEO em 2022 sendo que anteriormente desenvolveu carreira na banca de investimento e consultoria. Detém uma licenciatura em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e um MBA pela Universidade Nova de Lisboa.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO BUSINESS ROUNDTABLE PORTUGAL
A Associação BRP refere-se a "Associação Business Roundtable Portugal", uma organização independente, apartidária, não associada ou relacionada com qualquer outra entidade, e de exercício do dever de cidadania das empresas associadas, das suas lideranças, e não de defesa dos seus interesses. A Associação BRP é composta por 43 líderes de empresas e grupos empresariais de diferentes setores, geografias e fases de desenvolvimento. Em conjunto, acumulam receitas globais de 124 mil milhões de euros, 59 mil milhões a nível nacional, empregam 424 mil pessoas, 218 mil em Portugal, onde pagam um salário duas vezes superior à média do setor privado, e investem mais de 10 mil milhões de euros. A atividade da Associação BRP pode ser acompanhada em www.abrp.pt.