É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal.
A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) realizou ontem, dia 22, em Lisboa, a segunda reunião plenária e assembleia geral desde a sua constituição, para debater e aprofundar as conclusões preliminares dos Grupos de Trabalho que desenvolveram um importante trabalho nas áreas de Pessoas, Empresas e Estado.
Este trabalho desenvolvido nos últimos meses, com o envolvimento de mais de 170 pessoas, entre associados, especialistas reputados e consultoras, numa perspetiva colaborativa, traduziu-se na identificação das principais problemáticas relacionadas com o fraco desenvolvimento económico e social de Portugal, bem como na recolha de informação relevante que conduza à apresentação de propostas concretas.
As áreas de enfoque incluíram a atração e retenção de talento; formação profissional; requalificação; crescimento, escala e internacionalização das empresas; justiça; burocracia e licenciamento; regulação; e fiscalidade.
No seguimento deste primeiro exercício, a Associação BRP vai agora iniciar o trabalho de definição das primeiras propostas concretas que visem materializar o seu propósito: regressar ao Top 1e todos, e contou com um momento de troca de impressões com o Primeiro Ministro, António Costa.