É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal.
No passado dia 10 de julho teve lugar a segunda reunião do “Pacto para Mais e Melhor Emprego para os Jovens" promovido pela Fundação José Neves, que tem como objetivo operar uma mudança real no atual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens. A Associação BRP, que desde cedo se juntou à iniciativa, com 29 empresas associadas, teve a oportunidade de apresentar um conjunto de medidas pragmáticas que vários dos seus Associados estão a implementar nas suas organizações, com resultados muito positivos na atração e retenção de talento.
Este segundo encontro sucedeu à assinatura do documento, a 19 de janeiro de 2023, e formalizou a adesão de 51 novas empresas, que se juntam assim às primeiras 50 empresas aderentes. A reunião contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, de José Neves, das entidades associadas – de entre as quais a Associação BRP -, das empresas signatárias e dos seus jovens representantes.
As 101 empresas aderentes ao Pacto aceitaram o desafio de, até 2026, contribuírem para o aumento de:
Do conjunto de 30 medidas que o Grupo de Trabalho da Atração e Retenção de Talento, constituído por mais de 23 quadros dos Associados, identificou e que estão a ser implementadas por essas empresas, selecionámos as três às quais reconhecemos maior capacidade de impacto:
A participação do BRP nesta reunião permitiu reforçar, junto destes talentos e da sociedade, a nossa preocupação com a valorização dos mais jovens e com a emigração sem precedente do talento, já demonstrada no paper “Um país com futuro: atrair e reter o talento em Portugal”, publicado pela Associação em março.
Acreditamos que as iniciativas e medidas já implementadas e testadas pelas empresas associadas podem servir de exemplo e motivação para as restantes empresas subscritoras do Pacto, ou outras que pretendam garantir condições de atratividade ao talento nacional.
Aceda à apresentação realizada por Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral do BRP, durante a sessão na lateral deste artigo.
Saiba mais sobre o “Pacto para Mais e Melhor Emprego para os Jovens".