É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal.
Reconhecendo a importância de fortalecer a colaboração entre as grandes empresas do país e os doutorandos, promovendo uma ligação mais estreita entre o mundo académico e empresarial, fator considerado fundamental para alavancar a inovação e promover o crescimento económico e social, criámos o programa Doutoramentos Empresariais.
Alinhado com programa de Doutoramentos em Ambiente Não Académico, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, os “Doutoramento Empresariais” oferecem aos alunos a oportunidade de desenvolverem as suas atividades de investigação em ambiente empresarial real, responderem a desafios complexos e especializarem-se em áreas e sectores inovadores. Isto aumenta a aplicabilidade e a utilidade prática dos resultados da pesquisa.
Os participantes têm a possibilidade de permanecer nas empresas durante o período do doutoramento, o que permitirá um contacto direto com o “terreno” e uma maior aproximação às empresas, tendo ainda a oportunidade de garantir um vínculo laboral após a conclusão do programa, caso exista interesse de ambas as partes.
A Associação BRP pretende, através dos seus associados, facilitar o processo de matching entre alunos e empresas, por isso identificou um conjunto de temas passíveis de serem trabalhados em projetos de investigação nas empresas do BRP.
Apresentamos a seguir um conjunto de perguntas e respostas que visam clarificar o funcionamento dos Doutoramentos Empresariais, incluindo as condições de candidatura e acesso às Bolsas de Doutoramento.
QUAIS AS VANTAGENS PARA OS DOUTORANDOS?
Os alunos beneficiam de formação interdisciplinar avançada em áreas de negócio relevantes, que proporcionará um conhecimento especializado. Ao integrar a empresa para o desenvolvimento da sua atividade de investigação, terá oportunidade de conhecer o mercado nacional e global, incluindo a possibilidade de visitar e contactar com geografias internacionais onde a empresa esteja localizada. Além deste conhecimento e experiência prática, os doutorando têm também a oportunidade de contactar com inúmeros líderes, gestores e especialistas, e construir uma vasta rede de contactos.
QUAIS AS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS?
Ao acolherem doutorandos, as empresas passam a integrar investigadores de elevado perfil científico nas suas organizações, o que lhes permitirá reforçar as suas competências em áreas-chave da organização e desenvolver soluções e respostas avançadas para desafios ou problemas de negócio complexos. Ao tornar a sua operação mais ágil e eficaz estará a transformar a sua empresa numa organização mais produtiva, mais competitiva, mais atrativa para o talento, e mais sustentável.
QUAIS AS VANTAGENS PARA AS ENTIDADES ACADÉMICAS?
A participação de entidades académicas não apenas fortalece a qualidade da pesquisa, mas também estabelece pontes importantes entre a academia e o setor privado, promovendo benefícios mútuos e enriquecendo o ecossistema de inovação.
QUAIS OS TEMAS DE DOUTORAMENTO E EMPRESAS DISPONÍVEIS?
Consulte nas tabelas abaixo os temas e empresas que a Associação propõe.
Energias renováveis, armazenamento de energia e smart grids
Sustentabilidade, economia circular, ambiente e transição climática
Inteligência artificial
Logística inteligente e robotização
Rastreabilidade e monitorização (IOT)
Cidades inteligentes e mobilidade
Saúde e biotecnologia
Processos químicos e insdustriais
COMO OS ALUNOS PODEM CONCORRER?
A participação neste programa implica a seleção de uma instituição de acolhimento não académica (empresa, laboratório colaborativo, centro de tecnologia e inovação) e de uma instituição académica (entidade de produção e difusão de conhecimento), bem como de um orientador científico em cada uma destas instituições, que devem trabalhar em estreita colaboração na definição dos planos de trabalho. Para tal, a Associação BRP disponibiliza, desde já, um conjunto de temas de investigação e empresas que podem ser previamente selecionados pelos alunos interessados neste programa.
A demonstração de interesse deve ser feita para o email geral@abrp.pt e deve incluir a seguinte informação: Nome, E-mail, Universidade, Área científica, Habilitações literárias, Tema ou temas de doutoramento de interesse, Motivações da sua candidatura. A candidatura às Bolsas de Doutoramento em Ambiente Não Académico da FCT deve ser efetivada no website desta entidade. Os procedimentos detalhados e os requisitos específicos estão disponíveis na página do concurso.
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS?
A avaliação das candidaturas será baseada no mérito do candidato, no plano de trabalho proposto e nas condições de acolhimento. Destaca-se a valorização da contribuição das entidades não académicas para a execução dos planos de trabalho.
EM QUE CONSISTE A BOLSA DE DOUTORAMENTO?
Os candidatos selecionados receberão subsídios mensais e outros complementos de bolsa, financiados pela FCT.
Para mais informação sobre as Bolsas de Doutoramentos em Ambiente Não Académico aceda aqui.
Se identificou um tema de interesse e pretende candidatar-se a um Doutoramento Empresarial, envie um email para geral@abrp.pt, com as seguintes informações: Nome, E-mail, Universidade, Área científica, Habilitações literárias, Tema ou temas de doutoramento de interesse, Motivações da sua candidatura.