É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal.
A rápida evolução do contexto empresarial global tornou a inovação uma peça chave para o crescimento sustentável das organizações. Num mundo onde a mudança é constante, as empresas que se querem manter competitivas e relevantes precisam de incorporar a inovação no seu DNA.
Ao investirem na inovação as empresas ganham maior capacidade para se adaptarem às transformações do mercado, anteciparem as necessidades dos clientes e criarem soluções diferenciadas. Por outro lado, estão melhor posicionadas para superar os desafios, explorar novas oportunidades e impulsionar a eficiência operacional. A procura constante por formas mais eficazes de realizar processos, aprimorar produtos e serviços e adotar novas tecnologias são elementos essenciais para se manterem à frente da concorrência.
Uma forma eficaz de promover a inovação é por meio da realização de programas de doutoramento realizados em contexto empresarial, que proporcionam uma interseção única entre o conhecimento académico e as necessidades práticas do mercado.
Em Portugal existe ainda um distanciamento entre a investigação e as empresas. É critico encurtar este espaço e colocar o conhecimento ao serviço do desenvolvimento das pessoas, das empresas e do país.