É com elevado sentido de responsabilidade e missão que assumo a presidência da Associação BRP. Estou, juntamente com a restante Direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal.
A ausência de estruturas sólidas de governance nas pequenas e médias empresas nacionais é apontada pelos especialistas ouvidos pela Associação BRP como um dos principais obstáculos ao crescimento e escala das organizações. Vários estudos indicam existir uma relação entre a adoção de boas práticas de governance e o desempenho operacional e financeiro das empresas: organizações cotadas com um governance forte são 29% mais eficientes a gerar lucros para a mesma quantidade de recursos financeiros alocados, têm 25% mais liquidez e condições para saldar dívidas de curto prazo, geram cash-flows 3,4 vezes superiores nas suas operações e têm o dobro da resiliência perante incidentes ou falhas operacionais.
A consciencialização das empresas para este tema é fundamental, pois permitirá que estejam mais bem preparadas para os desafios do presente e do futuro, e para que se desenvolvam de forma sustentável.
Desenvolvido em parceira com o IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, o Metamorfose é um programa integrado de corporate governance destinado a acelerar o crescimento e competitividade das PME portuguesas. É composto por três ferramentas práticas e evolutivas - um guia de boas práticas, um scoring e uma bolsa de conselheiros.
Saiba mais sobre o Programa Metamorfose aqui >